Câmara aprova criação do programa “Colo para Mãe” em Pouso Alegre, voltado à promoção da saúde mental de gestantes e puérperas
A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre aprovou em segunda votação, na sessão desta terça-feira, 2 de setembro, a criação do programa “Colo para Mãe”. Previsto no Projeto de Lei nº 8.058/2025, do vereador Fred Coutinho, o programa é dedicado a ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental de mulheres gestantes, parturientes e puérperas em Pouso Alegre, incluindo aquelas em situação de perda gestacional.
Dentre as medidas propostas estão a observância do protocolo de atendimento humanizado em toda a rede de saúde e a avaliação psicológica durante o pré-natal e após o parto, antes da alta hospitalar.
Conforme a justificativa do projeto, transtornos mentais maternos impactam negativamente o bem-estar da mulher e a avaliação psicológica permite identificar precocemente mulheres em risco de depressão, permitindo intervenções rápidas e eficazes. A matéria segue agora para sanção do Executivo.
Resultado da votação:
Favoráveis: Davi Andrade; Delegado Renato Gavião; Dionísio; Ely da Autopeças; Fred Coutinho; Hélio Carlos de Oliveira; Israel Russo; Leandro Morais; Lívia Macedo; Miguel Tomatinho do Hospital; Oliveira; Odair Quincote; Rogerinho da Policlínica.
Contrários: Nenhum.
Como não houve empate, o Presidente da Câmara não vota.