Memória
A Câmara Municipal de Pouso Alegre foi instalada em 7 de maio de 1832, sete meses após a elevação da cidade à categoria de Vila. Na época, a administração pública municipal era responsabilidade da Câmara, que acumulava funções executivas e legislativas.
Os primeiros trabalhos foram realizados em uma casa alugada pertencente ao Cônego José Bento, localizada no Largo da Matriz, onde atualmente se encontra o Clube Literário e Recreativo. Na época, o imóvel foi adquirido pela Câmara por 1,5 milhão de réis, tornando-se o primeiro prédio público da cidade.
A primeira Câmara Municipal teve os seguintes vereadores: Padre Mariano Pinto Tavares (presidente), Padre João Dias de Quadros Aranha, Maximiano José de Brito Lambert (secretário), Emídio de Paiva Bueno, José Francisco Pereira Filho, Manuel Leite Ferreira de Mello, Joaquim Pio da Silva e Ignácio Gonçalves Lopes.
Ao longo dos anos, a sede do Legislativo passou por diversas mudanças. Em 1958, a Câmara foi transferida para o prédio onde hoje está localizada a Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre – ACIPA. Seis anos depois, passou a funcionar no prédio do Fórum, onde permaneceu até 1º de junho de 1981. Na década de 1980, ocupou o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito, na Avenida Dr. João Beraldo, até sua transferência para a Rua Adalberto Ferraz, número 190, em 18 de outubro de 1982, onde permaneceu até dezembro de 2008.
A atual sede da Câmara foi inaugurada em 10 de dezembro de 2008, situada entre as avenidas São Francisco e Belo Horizonte, no bairro Primavera. Com uma estrutura moderna e acessível, a nova sede conta com gabinetes para os vereadores, plenários para sessões e audiências, setor administrativo e espaços destinados às atividades legislativas e de atendimento à população.
Atualmente, a Câmara Municipal de Pouso Alegre é composta por 15 vereadores, eleitos para mandatos de quatro anos. O Legislativo municipal segue desempenhando um papel fundamental na elaboração de leis, fiscalização do Executivo e representação dos interesses da comunidade, dando continuidade a uma história iniciada há quase dois séculos.