Câmara aprova audiência pública para debater combate à esporotricose em Pouso Alegre
Os vereadores da Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira, 12 de agosto, o Requerimento nº 117/2025, apresentado pela Comissão de Saúde, Assistência Social e Promoção Humana. O pedido prevê a realização de uma audiência pública no dia 11 de setembro, às 18h, para discutir políticas de saúde animal e estratégias de enfrentamento da esporotricose no município.
A doença, que é de notificação compulsória e afeta tanto animais quanto humanos, tem gerado preocupação entre autoridades sanitárias e entidades de proteção animal. A audiência reunirá representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses, Centro de Bem-Estar Animal, clínicas veterinárias, profissionais da saúde e organizações da sociedade civil. O autor do projeto de lei sobre o tema, vereador Hélio Carlos de Oliveira, também participará da mesa. O objetivo é fortalecer ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e integração das políticas públicas para combater a enfermidade.
Resultado da votação:
Favoráveis: Davi Andrade; Delegado Renato Gavião; Dionísio; Elizelto Guido; Ely da Autopeças; Fred Coutinho; Hélio Carlos de Oliveira; Leandro Morais; Lívia Macedo; Miguel Tomatinho do Hospital; Oliveira; Odair Quincote; Rogerinho da Policlínica.
Contrários: Nenhum.
Como não houve empate, o Presidente da Câmara não vota.