Programa "Adote um Campeão" é aprovado em 2ª votação na Câmara
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, em segunda votação, na sessão ordinária desta terça-feira, 7 de outubro, a criação do programa “Adote um Campeão”. De autoria dos vereadores Israel Russo e Ely da Autopeças, o Projeto de Lei nº 8.100/2025 segue para a sanção do Prefeito.
A proposta visa incentivar o patrocínio de atletas locais por empresas privadas, como forma de fomentar o esporte no município e promover a projeção dos talentos pouso-alegrenses em competições regionais, nacionais e internacionais.
O programa abrange atletas de modalidades individuais e coletivas que residam em Pouso Alegre e atendam a critérios como desempenho em competições oficiais e necessidade de apoio financeiro. A proposta ainda prevê prioridade para esportistas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que as empresas apoiadoras recebam, em contrapartida, o selo “Empresa Parceira do Esporte”.
Também foram aprovadas duas alterações ao texto. A Emenda nº 1, de autoria do vereador Davi Andrade, reforça que o programa deve estar em conformidade com a Lei Pelé, Lei Federal nº 9.615/1998. Já a Emenda nº 2, de autoria do vereador Rogerinho da Policlínica, autorizada a criação de um Banco Municipal de Talentos Esportivos. O banco será coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e tem, entre os objetivos, identificar e cadastrar jovens atletas em potencial e promover ações de visibilidade e captação de patrocinadores.
Resultado das votações:
Favoráveis: Davi Andrade; Dionísio; Elizelto Guido; Ely da Autopeças; Fred Coutinho; Hélio Carlos de Oliveira; Israel Russo; Leandro Morais; Lívia Macedo; Miguel Tomatinho do Hospital; Oliveira; Odair Quincote; Rogerinho da Policlínica.
Contrários: Nenhum.