Notificação compulsória para casos de esporotricose é aprovada pela Câmara
O Substitutivo nº 01/2025 ao Projeto de Lei nº 8193/2025, de autoria de Hélio Carlos de Oliveira, foi aprovado em segunda votação na sessão desta terça-feira, 7 de outubro. O texto, que segue para a sanção do Prefeito, visa tornar obrigatória a notificação de casos suspeitos ou confirmados de esporotricose em humanos e animais em Pouso Alegre.
A esporotricose é uma zoonose causada por um fungo, considerada uma enfermidade de relevância para a saúde pública e a saúde animal, que afeta principalmente felinos e pode ser transmitida a humanos. A proposta determina que a notificação seja realizada tanto por profissionais de saúde da rede pública e privada quanto por médicos-veterinários que atuam em Pouso Alegre.
O objetivo é permitir o diagnóstico precoce e o acompanhamento epidemiológico da doença, além de possibilitar a adoção de medidas de prevenção e controle pela rede de saúde.
Resultado das votações:
Favoráveis: Davi Andrade; Dionísio; Elizelto Guido; Ely da Autopeças; Fred Coutinho; Hélio Carlos de Oliveira; Israel Russo; Leandro Morais; Lívia Macedo; Miguel Tomatinho do Hospital; Oliveira; Odair Quincote; Rogerinho da Policlínica.
Contrários: Nenhum.