Inclusão de festas paroquiais como patrimônio cultural imaterial é aprovada em 2ª votação
Os vereadores da Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira, 9 de dezembro, a inclusão das festas paroquiais como patrimônio cultural imaterial de Pouso Alegre. A proposta está descrita no Projeto de Lei nº 8.139/2025, de autoria dos vereadores Dr. Edson e Delegado Renato Gavião, e segue agora para a sanção do Prefeito.
O texto do projeto define que essas festas são todas as que têm origem tradicional ou religiosa, envolvem a comunidade local e contribuem para a preservação da identidade cultural, da fé e da memória coletiva do município. O projeto estabelece também que a Prefeitura deve desenvolver ações de incentivo, preservação e valorização dessas festas, incluindo apoio logístico, promoção turística e registro documental.
Conforme a justificativa da matéria, o objetivo é garantir a preservação dessas manifestações e fomentar políticas públicas voltadas à valorização da cultura popular.
Resultado da votação:
Favoráveis: Davi Andrade; Delegado Renato Gavião; Dionísio; Elizelto Guido; Ely da Autopeças; Fred Coutinho; Israel Russo; Hélio Carlos de Oliveira; Lívia Macedo Leandro Morais; Miguel Tomatinho do Hospital; Oliveira; Odair Quincote; Rogerinho da Policlínica.
Contrários: Nenhum.
Como não houve empate, o Presidente não votou.