Escola do Legislativo de Pouso Alegre se destaca no Parlamento Jovem de Minas

por Escola publicado 29/09/2025 13h55, última modificação 29/09/2025 14h10
Projeto estadual fortalece educação cidadã, oratória e protagonismo juvenil

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre se destacou na etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2025, realizada na última semana, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A cidade foi representada pela estudante Rafaela Aiko Junkes, que participou ativamente dos debates e plenárias, acompanhada pelo coordenador municipal do projeto, Willian Vitor.

Foram três dias intensos, reunindo mais de 150 jovens de diferentes regiões do estado. O tema central deste ano foi “Juventude e Direitos Culturais”, discutido em dinâmicas, grupos de trabalho e sessão plenária que reforçaram o papel da juventude como protagonista da transformação social. Além da produção de propostas legislativas, os participantes tiveram espaço para defender suas ideias em público, exercitando a oratória e a capacidade de diálogo em um ambiente democrático e plural.

Paralelamente às atividades dos estudantes, o encontro também promoveu momentos de integração entre coordenadores municipais, que discutiram estratégias para fortalecer a rede de educação cidadã em todo o estado.

Na ocasião, Pouso Alegre estava como parte do Polo Sul 1, composto ainda pelas cidades de Córrego do Bom Jesus e Extrema.

A estudante Rafaela Aiko Junkes ressaltou que a vivência no Parlamento Jovem foi transformadora. “Foi uma experiência emocionante e gratificante. Desde o início do projeto já entendi a importância de estudar nossos direitos e de ouvir diferentes opiniões. Em Belo Horizonte tive um choque de realidade ao conhecer tantas visões de mundo e percebi que política não é sobre partidos, mas sobre garantir direitos e construir juntos uma sociedade melhor”, relata.

Um dos marcos do evento foi a escolha do tema de 2026, definida a partir das vivências e votações dos próprios jovens: “Inclusão social da pessoa com deficiência e com neurodivergência”. A decisão reforça o compromisso do Parlamento Jovem em debater pautas relevantes e atuais, sempre com a perspectiva da juventude mineira.

Segundo o coordenador Willian Vitor, a experiência é um aprendizado único para os jovens e mostra a força da política como caminho de transformação. “Todas as propostas aprovadas na etapa estadual são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG, onde é protocolado um requerimento. A partir daí, inicia-se efetivamente um processo legislativo. Esse é o objetivo final: garantir que a voz da juventude seja ouvida e considerada nas instâncias oficiais do Estado”, destaca.

A participação de Rafaela e da Escola do Legislativo de Pouso Alegre evidencia o compromisso da instituição em formar cidadãos conscientes e engajados, desmistificando a política e mostrando que a juventude não é apenas o futuro, mas sim o presente transformador.

Como funciona o Parlamento Jovem?

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que aproxima estudantes do ensino médio da política e do funcionamento dos Legislativos municipal e estadual. Em Pouso Alegre, ele é realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal.

Aqui em Pouso Alegre os jovens participam de oficinas e debates semanais, toda segunda-feira, com os especialistas da Escola do Legislativo. O projeto acontece em edições anuais, sempre com um tema de relevância social. Os jovens participam de oficinas, debates e elaboram propostas de ação legislativa, que podem se transformar em leis municipais ou estaduais.

O PJ Minas é dividido em três etapas:

1. Etapa Municipal - A Escola do Legislativo de Pouso Alegre (ELPA) dá início às atividades nas escolas e convida os alunos a participarem. São realizadas oficinas formativas e debates sobre o tema do ano. Ao final, os estudantes elaboram propostas relacionadas ao tema.

2. Etapa Regional - No caso de Pouso Alegre, o município integra o Polo Sul 1, junto com Extrema e Córrego do Bom Jesus. Os estudantes das três cidades se reúnem em plenária para votar nas propostas apresentadas. Nessa etapa, também é eleito um representante de cada cidade para participar da fase estadual, no caso da edição de 2025, a aluna eleita para representar Pouso Alegre, foi a Rafaela Aiko Junkes.

3. Etapa Estadual - As propostas aprovadas nas etapas regionais são consolidadas em um Documento-Base, estudado pelos Grupos de Trabalho (GTs) da Plenária Estadual. São discutidos ainda três temas sugeridos pelos estudantes e selecionados pela Coordenação Estadual para orientar a edição seguinte.

A ALMG sedia a Plenária Estadual do PJ Minas, onde as propostas finais são votadas. Paralelamente, ocorre o Encontro de Coordenadores, voltado à troca de experiências entre os responsáveis pelo programa.

Por fim, o Documento Final de Propostas é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, que pode transformá-las em: projetos de lei, emendas a projetos já existentes ou outras iniciativas legislativas.

Após a Plenária Estadual, o programa continua até o fim do ano. Nessa fase, há uma reunião com os estudantes, escolas e parceiros para apresentar os resultados do trabalho. A edição se encerra com um evento oficial, no qual os participantes recebem certificado de conclusão.

registrado em: ,