Campanha de combate ao assédio no transporte público é aprovada pela Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (22/07) foi aprovada, em segunda votação, a criação da Campanha Permanente de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público em Pouso Alegre. A ação está prevista no Projeto de Lei nº 8.023/2025, de autoria do Presidente da Casa, vereador Dr. Edson.
O texto prevê a realização de ações afirmativas, educativas e preventivas nos veículos de transporte coletivo. Um dos exemplos é a exibição de adesivos com instruções às vítimas para identificação do agressor e divulgação de canais de denúncia.
O projeto justifica a iniciativa devido ao aumento de casos de assédio sexual no transporte público nos últimos anos. Ainda conforme o texto, muitas vezes, as mulheres não denunciam esses casos por medo de represálias, vergonha ou falta de conhecimento das ações a serem tomadas. Agora, a matéria segue para a sanção do Prefeito.
Resultado da votação:
Favoráveis: Davi Andrade; Delegado Renato Gavião; Dionísio; Elizelto Guido; Ely da Autopeças; Fred Coutinho; Hélio Carlos de Oliveira; Israel Russo; Leandro Morais; Lívia Macedo; Miguel Tomatinho do Hospital; Oliveira; Odair Quincote; Rogerinho da Policlínica.
Contrários: Nenhum
Como não houve empate, o Presidente da Câmara não vota.