Câmara rejeita resolução que denominaria espaços internos em homenagem a personalidades históricas de Pouso Alegre

por ascom publicado 12/12/2025 13h38, última modificação 12/12/2025 13h38

A Câmara Municipal de Pouso Alegre rejeitou, na sessão ordinária desta terça-feira, 9 de dezembro, o Projeto de Resolução nº 1.382/2025, de autoria do Presidente da Casa, vereador Dr. Edson, que alteraria e ampliaria a Resolução Municipal nº 1.130/2010, responsável por denominar espaços internos da Câmara. Entre as mudanças, a Galeria dos Ex-Presidentes passaria a se chamar “Galeria Oswaldo Rebelo Filho”, em homenagem ao ex-vereador e ex-presidente da Casa, reconhecido por sua atuação ética e contribuições ao serviço público. 

O Rol de Acesso ao Elevador seria nomeado “Rol de Acesso Vereador Fábio Faria”, resgatando a memória do vereador que presidiu a Câmara em 1977 e contribuiu para o desenvolvimento cultural do município. Já a Ala dos Vereadores, no segundo andar, passaria a se chamar “Ala dos Vereadores Vereador Antônio Theodoro Mendes”, reconhecendo o parlamentar que exerceu quatro mandatos e teve papel decisivo na defesa dos interesses públicos. 

Outros espaços também receberiam novas denominações: a Sala de Recepção do Plenário seria intitulada “Sala José do Carmo Neto”, em referência ao vereador que se destacou na defesa de melhorias urbanas; e o Jardim da Câmara passaria a se chamar “Jardim Padre Mariano Pinto Tavares”, homenageando o primeiro Presidente do Legislativo em 1832. Além disso, a Galeria das Ex-Vereadoras receberia o nome de “Galeria Horma de Souza Valadares Meireles”, celebrando a vereadora que contribuiu para a construção da Lei Orgânica e para o fortalecimento da cultura e da educação no Município. 

Resultado da votação:

Favoráveis: Fred Coutinho; Lívia Macedo; Leandro Morais; Odair Quincote 

Contrários: Davi Andrade; Delegado Renato Gavião; Dionísio; Elizelto Guido; Ely da Autopeças; Israel Russo; Hélio Carlos de Oliveira; Miguel Tomatinho do Hospital; Oliveira; Rogerinho da Policlínica. 

Como não houve empate, o Presidente não votou. 

registrado em: ,